Caros amigos, boa tarde a todos.
Quero agradecer-vos a todos estarem aqui connosco nesta hora, agradecer-vos o apoio e o carinho que têm demonstrado a esta candidatura e a esta equipa. É para nós fundamental sentir esse apoio, e é mesmo determinante para o nosso bom desempenho sentir a vossa confiança.
Permitam-me que destaque nos meus agradecimentos algumas pessoas, cinco no total, por aquilo que representam para mim.
» Ao Jorge Pulido Valente, companheiro de intensa luta durante 7 anos, por tudo o que fez por Mértola e pelo muito que aprendemos um com o outro;
» Ao Mário Martins, incansável líder da concelhia socialista, sempre disposto a dar o máximo pelo PS e por Mértola;
» À minha família, especialmente à minha esposa e filhos, Jorge Gabriel e Lúcia, pela paciência e compreensão que têm tido com a minha constante ausência; Ajudem-me a bater-lhes aos cinco uma merecida salva de palmas.
Depois quero agradecer a algumas pessoas que vieram de fora, nomeadamente colegas de outras câmaras e de concelhias socialistas, ao nosso amigo e deputado Luís Ameixa, ao Tó Varela e aos artistas que vamos ter a seguir para animar esta tarde, ao grupo coral “Os Caldeireiros”, de S. João, ao grupo coral da Mina, à vasta equipa que está a trabalhar na logística deste encontro, desde a equipa do restaurante cegonha branca à restante equipa de voluntários que tornaram possível esta iniciativa. Ainda à concelhia do PS, pela sua força e empenho, e ao Carlos Viegas, pelo inestimável apoio. Aos órgãos de comunicação social aqui presentes, em cujas presenças confundo dever com amizade.
Gostava de agradecer também a todos os nossos candidatos às freguesias pela sua disponibilidade, e pela forma como aceitaram o convite com a vontade e motivação de melhorar as suas freguesias em particular, mas trabalhando em conjunto para o concelho na sua globalidade. Olhando para eles é fácil concluirmos, pelo menos para mim é, que temos os melhores candidatos às freguesias e que vamos ganhá-las, para o bem de todos nós e do nosso concelho.
Aos meus mandatários, o Antonio Manuel Adanjo, para nós o Tonico, mandatário para a juventude, e a Dr.ª Virgínia Braisinha, a Gina, a mandatária da minha candidatura, também agradeço o facto de terem aceite o convite que lhes fiz e estarem a dar o seu contributo para abrilhantar a minha candidatura.
Meus amigos, há algum tempo recebi um convite que muito me honrou, um convite da nossa concelhia para ser o candidato à presidência da câmara municipal de Mértola. Fiquei muito sensibilizado quando o meu nome foi votado por unanimidade na comissão politica concelhia. Naquele momento achei o convite quase irrecusável, ter um conjunto de vinte e tal pessoas, a votar por voto secreto, e todos votarem no meu nome deixou-me emocionado, e quase de imediato decidi avançar para não defraudar as expectativas destas pessoas. Mas tive algum tempo de reflexão, e nesse tempo fui ouvindo pessoas, fui ouvindo amigos e família, aconselhei-me com alguns de vocês, falei com muitos Mertolenses e só ouvi palavras de encorajamento, palavras de incentivo. “Vai em frente, pelo nosso concelho” me disseram. E eu decidi ir em frente, decidi candidatar-me, pelo nosso concelho, pelas nossas gentes, pelo nosso futuro e por ter a certeza que seremos nós a única alternativa que Mértola tem de continuar no caminho certo para o desenvolvimento e para a melhoria das condições de vida de todos.
A minha motivação e força é a esperança e confiança que todos vocês depositam em mim e na equipa que liderarei na prossecução dum objectivo, único, que é conseguir para Mértola um futuro melhor.
Não sou pessoa de fazer promessas vãs, sou sobretudo uma pessoa de acção, mas quero no entanto neste momento assegurar-vos uma coisa. Poderão contar sempre comigo para o que precisem, poderão contar que ao aceitar este convite a minha disposição é total para o trabalho autárquico, com muita determinação, com motivação, com muita força e vontade e com a certeza que contarei sempre com o vosso apoio vamos ganhar as próximas autárquicas. Vamos ganhar porque tenho a certeza que o povo verá que a nossa motivação é verdadeira, é nobre e é real. Não é como a de outros que acham que podem ser candidatos por questões de vingança pessoal, para melhorar o seu ego e poderem depois resolver apenas as suas pequenas questões pessoais, e pensam erradamente que se faz politica prometendo empregos e casas e benefícios pessoais. Tenho pena das pessoas que inadvertidamente seguem este movimento e alimentam essa sede de vingança, porque poderiam estar a trabalhar num projecto real, o nosso, invés de serem seguidores dum movimento virtual e sem qualquer hipóteses de vingar.
Também não estamos nisto apenas pela sede de poder, como o PC está neste concelho, embora sem terem ideias e estarem vazios de conteúdos e projectos para Mértola e serem os responsáveis por todo o atraso que ainda sofremos insistem. E tal como os outros fazem o mesmo jogo sujo que empobrece a politica, aproveitam-se das necessidades reais das pessoas, prometem empregos para toda a família, chegam até a prometer o mesmo a várias pessoas. É claro que não têm intenção de cumprir, prometem tudo e mais alguma coisa, não lhes custa prometer porque sabem não poder cumprir. Mas tenho a certeza que o nosso povo estará atento, que saberá olhar ao trabalho que tem sido feito, que saberá distinguir as diferenças entre os nossos mandatos e os deles. Que saberá distinguir as diferenças até de personalidade e de carácter.
O nosso compromisso é continuar a recuperar do atraso de 20 e tal anos, vamos continuar a melhorar o nosso concelho porque desde que assumimos em 2002 a liderança de Mértola este concelho apresenta significativas melhorias. E com este trabalho e estas diferenças demonstramos a todos o nosso valor e a honestidade da nossa acção. E o facto de termos aqui um tão grande número de pessoas é representativo do reconhecimento ao nosso trabalho e é sinónimo que os eleitores de Mértola escolhem as pessoas. Temos aqui hoje mais do dobro das pessoas que os nossos opositores tiveram, mas mais importante que o número é para mim a qualidade. E em qualidade de apoiantes nós também estamos em clara vantagem.
O nosso trabalho é indesmentível, apesar dos nossos adversários o quererem tapar. Na infra estruturação do concelho, 17 saneamentos básicos, vários acessos a localidades pavimentados, na saúde, a unidade móvel médico social, a reactivação do posto médico da Mina de S. Domingos, nos apoios sociais o cartão social, os apoios nos medicamentos, no pagamento da factura da água, os apoios aos mais necessitados, os melhoramentos habitacionais. A área social tem sido uma das prioridades. A cultura e desporto, onde dinamizamos duma forma renovadora várias iniciativas, onde iniciamos outras novas, o campo de futebol relvado e os balneários, as melhorias noutros espaços desportivos, a qualidade dos nossos momentos culturais e o aparecimento de novas iniciativas culturais. Os apoios a vários clubes e associações desportivas e culturais, que levam o nome do nosso concelho muito longe. Na área da educação destaco o grande investimento nos centros educativos. Foram 5 remodelados, começando logo por Mértola, depois Santana, S. Miguel, Penilhos e agora em obra Algodôr. O novo espaço para o jardim-de-infância de Mértola, a renovação do parque infantil e do skate parque. No desenvolvimento económico, outra das áreas prioritárias para nós, a remodelação do eixo comercial, em conclusão, o ninho de empresas, antiga casa Vargas, a ponte internacional do Pomarão, que abriu portas a um novo e importante mercado, a campanha de natal “compre no comércio local”, a ponte de S. João, os apoios financeiros através do Fame a quem precisar, a abertura do gabinete de apoio aos empresários. A nova feira de Vale do Poço, o festival do peixe do rio, a renovação do festival islamico e da feira do mel, queijo e pão.
Temos muito para apresentar.
E na área do turismo, o trabalho da empresa municipal de turismo, a Merturis, na divulgação e promoção do produto Mértola, o investimento privado que surgiu porque acreditaram no nosso trabalho, porque os investidores tiveram confiança em nós. Na área ambiental, no fornecimento de água devidamente tratada a todos, na disponibilização de informação real sobre o estado da água a todos.
Podia continuar durante muito tempo a enumerar o nosso trabalho, fruto duma enorme dedicação a este concelho e duma visão estratégica muito ampla e bem direccionada para o desenvolvimento e para a melhoria das condições de vida para todos, só possível porque temos um conhecimento global de todo o concelho, conhecemos todos os seus recantos, todas as suas debilidades, todos os problemas e por isso também sabemos o que temos de fazer para os ultrapassar. Queremos continuar a trabalhar para todos, queremos continuar porque não podemos permitir que este trabalho seja interrompido, não podemos voltar ao atraso, ao vazio, o nosso concelho precisa de nós, precisa da nossa visão e da nossa capacidade de trabalho. Por isso escolhemos este slogan “ A mesma dinâmica, uma nova atitude”.
A dinâmica que já comprovamos ter durante estes 7,5 anos, mas uma nova atitude que incluirá neste projecto quem nele quiser participar, mas com uma atenção muito diferente e especial para os nossos jovens. Assumo que quero a juventude muito presente neste trabalho, é para nós muito importante e para o futuro que os nossos jovens participem no nosso projecto, na nossa estratégia, e que possam inclusivamente fazer propostas a serem incluídas nos nossos planos de investimento plurianuais. Quero desde já desafiá-los a participar. Dia 6 de Junho terei um encontro com todos os jovens do concelho e irei aí transmitir-lhes as minhas expectativas neles, aquilo que espero deles para melhorar este trabalho conjunto e que se quer bastante participado. Queremos a máxima participação no nosso projecto, de todas as pessoas que tenham interesse em melhorar o concelho, não excluímos ninguém porque precisamos de todos, temos que trabalhar em conjunto. Precisamente por esta razão não apresentamos para já o nosso programa de campanha eleitoral, além de não ser a altura certa queremos enriquecê-lo com todas as participações possíveis. E podem fazer isso através do nosso blog, em jorgerosacandidatura.blogspot.com, ou até para o e-mail de candidatura,
jorge.rosa.candidato@hotmail.com. As novas tecnologias obrigatoriamente presentes e ao nosso serviço nesta candidatura.
Queremos ter participações de todos os sectores, dos comerciantes, da comunidade escolar, dos desportistas, dos pais, dos vários serviços, dos operadores turísticos, do sector cooperativo, dos agricultores, dos caçadores, da juventude, enfim, de todas as pessoas ou organizações ligadas a Mértola e que estejam dispostas a participar por Mértola.
É claro que a nossa estratégia não poderá diferir muito.
Iremos privilegiar e trabalhar no rio e para o rio. Queremos fazer o desassoreamento do Guadiana, queremos fazer a pista de águas bravas, determinante para o nosso desenvolvimento. Ambos estes projectos são potenciadores de investimento privado, tão importante para estes territórios. Queremos e vamos fazer a nova zona industrial e logística, o parque urbano e de lazer municipal. Vamos continuar a trabalhar forte na área social, ajudando quem precisa, incentivando e criando condições para o aparecimento de instalações de apoio à 3ª idade, continuaremos a trabalhar na infra estruturação do concelho, construindo mais saneamentos básicos, melhores acessibilidades, a ligação transfronteiriça por São Marcos e os troços que faltam para terminar a ligação pelo Pomarão, arruamentos em várias localidades. Na área da habitação faremos o loteamento na Mina de S. Domingos, iremos recuperar mais habitações no centro histórico, mais loteamentos em Mértola desde que sejam necessários. Daremos uma especial atenção ao centro histórico de Mértola e iremos terminar todo o processo de transmissão de terrenos com a La Sabina, na Mina de S. Domingos. Queremos o IC 27 terminado e os troços das estradas nacionais que atravessam o concelho melhorados. Seremos parceiros em inúmeros investimentos privados e públicos. Queremos e vamos conseguir que Mértola, recolocada no plano estratégico regional a partir de 2002, continue cada vez mais forte e mais importante neste plano, e possa ser um ponto estratégico vital, uma vez que estamos bem posicionados para isso e com boa acessibilidade. Com o IC 27, que nos coloca a meia hora do Algarve, a ponte do Pomarão permite-nos chegar a Espanha em 15 minutos, a renovada EN 123, para Castro Verde, que está em obra de alargamento e repavimentação, e que nos permitirá aceder rapidamente ao auto-estrada. Com estes acessos mais fáceis e rápidos podemos afirmar a nossa importância estratégica no território.
Apresentamos muito trabalho feito, meus amigos, mas há ainda muito para fazer. Temos que continuar, temos que melhorar ainda mais este concelho. Porque somos os únicos capazes e com trabalho comprovado para o fazer.
Não há espaço para erros, não nos podemos dar ao luxo de falhar, porque o tempo que este concelho teve de atraso já foi demasiado. Valeu a pena a mudança em 2002, valeu a pena continuar em 2005 e faremos agora para que 2009 seja o ano da consolidação dessa mudança, seja o ano em que o povo do concelho diz claramente e a uma só voz “ não queremos regressar ao passado, queremos continuar no caminho para um melhor futuro com a vossa liderança “.
E nós, meus amigos, vamos fazer-lhes a vontade. Continuaremos com a certeza de estarmos no melhor caminho. No caminho certo para Mértola.
Contamos com todo o vosso apoio, como o tivemos aqui hoje, e contamos e precisamos tê-lo sempre. Precisamos da vossa força e apoio para esta candidatura, para que ela se fortaleça na sua base e engrandeça na sua forma.
A finalizar a minha intervenção quero deixar uma última palavra de incentivo e de grande respeito para os nossos excelentes candidatos às freguesias, muita força e determinação, e sobretudo muita honestidade politica, que é isso que nos distingue positivamente da oposição.
Quero terminar agradecendo mais uma vez a presença de todos vocês. Enquanto estive a falar fui observando e vi pessoas que sei não serem da nossa ideologia partidária, algumas até do partido da oposição. É muito gratificante vê-los aqui. Fico muito satisfeito por estarem connosco e por perceberem que somos os únicos que temos um projecto concreto e afirmado para Mértola, um projecto para as pessoas e pelas pessoas, um projecto onde todos podem e devem participar.
As vossas presenças moralizam-nos mas responsabilizam-nos ainda mais.
Aos militantes e simpatizantes do partido socialista o meu muito obrigado pelo vosso carinho e grande apoio. São vocês a nossa força.
POR MÉRTOLA E PARA MÉRTOLA, PS PARA SEMPRE.
VIVA O NOSSO CONCELHO.
VIVA PORTUGAL.